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Informações sobre armazenamento Google Drive, Google Cloud e otimização de uso

Por que a USP está utilizando o Google Cloud Storage?
A USP tem um contrato para armazenamento dos seus dados com a PRODESP. No momento a PRODESP faz uso do Google, o que significa que, no futuro, outra plataforma de armazenamento poderá ser contratada.

O que é Google Cloud Storage (GCS)?
O Google Cloud Storage é um novo serviço para armazenamento de arquivos disponibilizado para os usuários, mediante solicitação, para armazenar o conteúdo que exceder as cotas de armazenamento do Google Drive e E-mails (Google Workspace), definidas pela Universidade de São Paulo.

Qual a diferença entre o Google Drive e o Google Cloud Storage (GCS)?
O Google Drive vinculado à sua conta de e-mail da USP tem como característica principal a possibilidade de edição colaborativa de documentos, onde diversos “editores” trabalham  simultaneamente nos mesmos arquivos por meio de aplicações com suporte à armazenamento em nuvem, como Google Docs e Office 365. Além disso, por padrão no Google Drive todos os arquivos possuem controle de versão (versionamento) e proteção contra remoção acidental de 30 dias (Lixeira).

O Google Cloud Storage é indicado para armazenamento de arquivos como documentos, imagens, vídeos, logs, backups e quaisquer outros tipos que não necessitem de edição colaborativa, mas, que precisam ser arquivados por um tempo razoável.

Qual a capacidade que o usuário tem no Google Cloud Storage (GCS)?
A capacidade solicitada será avalizada pelo dirigente da Unidade e seguirá para análise inicial da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP e, se necessário, pelo Gabinete do Reitor da USP.

Quais dados serão migrados para o novo serviço (Google Cloud Storage)?
A migração dos dados não é automática e a STI não efetuará a migração dos dados do usuário. O usuário que necessitar de espaço adicional, além dos definidos na cota, deverá solicitar espaço adicional, o qual após análise, será disponibilizado no Google Cloud Storage.

Como solicitar espaço adicional?
Toda solicitação deverá ser por meio de ofício à STI, com a anuência do Dirigente da Unidade.

Haverá algum custo financeiro para os usuários ou para as Unidades?
Não haverá.

Onde o espaço adicional é concedido?
O espaço adicional autorizado será concedido no Google Cloud Storage.

É possível solicitar espaço adicional para o Google Drive?
Não. Todo espaço adicional será concedido por meio do Google Cloud Storage.

Os dados do Class Room serão migrados para Google Cloud Storage?
Todos os dados de serviços que utilizam o Google Drive para armazenamento, incluindo o Class Room, deverão ser migrados pelo usuário para o espaço adicional no Google Cloud Storage. A STI não efetuará a migração dos dados do usuário.

O que é um Bucket?
Bucket é um repositório, ou contêiner no Google Cloud Storage destinado a armazenar os seus dados. Todo arquivo colocado no Google Cloud Storage estará necessariamente dentro de um
bucket.

Diferentemente de uma pasta, um bucket não pode estar dentro de outro bucket, sendo que cada bucket deve ter como responsável um docente ou funcionário.

Não é possível trabalhar colaborativamente com os buckets, ou seja, os arquivos devem ser baixados (download), editados e colocados (upload) novamente no bucket.

O uso deste repositório é mais apropriado para arquivos que não são acessados frequentemente.

Como faço para criar um bucket?
Os buckets só podem ser criados pela STI, de acordo com a solicitação de espaço autorizada.

Como checar tamanho de armazenamento do bucket?
Este recurso ainda não está disponível no momento. Será disponibilizado o mais breve possível.

Como faço para transferir os arquivos do Google Drive para Google Cloud e vice versa?
A forma mais simples e direta é fazer download do conteúdo do Google Drive para seu sistema de arquivos local (como disco em seu computador) e a seguir fazer o upload para o Google Cloud. No caminho inverso, download de arquivos do Google Cloud para seu sistema de arquivos e a seguir o upload para o Google Drive. Além de arquivos individuais, pastas também transferidas de modo similar.

Eu ainda posso compartilhar arquivos e pastas do Google Drive?
Sim, pode. Cada usuário possui um drive pessoal associado à sua conta. Neste drive, podem ser criados arquivos e pastas que podem ser compartilhados com outras pessoas, permitindo o trabalho colaborativo.
O importante é saber que todos os arquivos e pastas do drive, assim como os e-mails da caixa postal contabilizam na sua quota.

Qual a diferença entre “Drive Compartilhado” e “Meu Drive” no Google Drive?

Drive compartilhado Meu drive
Consome minha quota estabelecida Não Sim
Se a conta de e-mail for excluída, o conteúdo é excluído também Não Sim
Posso compartilhar arquivos e pastas Sim  Sim
Proprietário do arquivo USP usuário

 

Como faço para continuar utilizando meu drive compartilhado?
De acordo com a nova política do Google, os drives compartilhados deixam de existir. Cada usuário terá apenas o seu drive pessoal. Essa política poderá ser revista após a etapa de otimização de uso e o domínio USP ficar abaixo da cota estipulada pela Google.

Quando migrar os dados do Drive Compartilhado para Google Cloud Storage (GCS), quem será o responsável?
O responsável pelo espaço utilizado no GCS será o docente ou funcionário que fez a solicitação, via ofício, à STI.

O que acontece se o usuário que criou o drive compartilhado não estiver mais no grupo que acessa o drive compartilhado?
Os demais membros continuam acessando normalmente o drive compartilhado.

Como será realizada a migração de drives compartilhados que possuem o mesmo nome?
A migração é realizada pelo ID do drive compartilhado, não pelo nome.

Qual o prazo para solicitar a recuperação dos dados ou de uma conta que foi removida?
Diante do volume de atendimento, a solicitação de recuperação dos dados ou conta deverá ser realizada em até 15 dias após a remoção. Após este período não será possível recuperar nenhuma informação. Essa é uma característica do Google.

Não consegui salvar meus dados a tempo, como proceder?
Em função do volume de dados, o prazo para realizar o backup poderá ser estendido a pedido do usuário. A solicitação deve ser realizada pelo e-mail atendimentosti@usp.br

Como efetuar o download dos arquivos?
O download dos arquivos que estão no Google Drive e Drive Compartilhado, pode ser realizado por meio da ferramenta Google Takeout, https://takeout.google.com

Como efetuar a migração dos e-mails para outra conta Google?
A migração dos e-mails da conta @usp.br para outra conta do Google, pode ser realizada por meio da ferramenta Google Takeout, disponível em: https://takeout.google.com/transfer

Quais são as cotas estabelecidas para o meu email?
As cotas estabelecidas são de acordo com o seu vínculo com a USP e são contabilizados os e-mails no Gmail, arquivos no Google Drive (incluindo backups de aplicativos de terceiros como WhatsApp) e fotos no Google Photos.

Categoria Cota Solicitar espaço adicional?
Alumni 20GB Sim, via docente orientador
Aluno 20GB Sim, via docente orientador
Pós-doutorando 20GB Sim, via docente supervisor
Funcionários 20GB Sim. Armazenado no GCS
Contas Institucionais 100GB Sim. Armazenado no GCS
Docentes Aposentados 100GB Sim. Armazenado no GCS
Docentes Ativos  (1 TB) 1024GB Sim. Armazenado no GCS
Docentes Temporários 100GB Sim. Armazenado no GCS
Docentes Sênior (1 TB) 1024GB Sim. Armazenado no GCS

 

Sou aluno/alumni, preciso de espaço adicional no GCS para armazenar os dados de pesquisa, como posso solicitar?
O aluno/alumni deverá procurar o docente orientador que fará a solicitação do espaço. Todos os dados armazenados no espaço cedido serão de responsabilidade do docente.

 

 

Para mais informações, consulte o Guia de utilização do serviço de armazenamento