Informações sobre armazenamento Google Drive, Google Cloud e otimização de uso
Por que a USP está utilizando o Google Cloud Storage?
A USP tem um contrato para armazenamento dos seus dados com a PRODESP. No momento a PRODESP faz uso do Google, o que significa que, no futuro, outra plataforma de armazenamento poderá ser contratada.
O que é Google Cloud Storage (GCS)?
O Google Cloud Storage é um novo serviço para armazenamento de arquivos disponibilizado para os usuários, mediante solicitação, para armazenar o conteúdo que exceder as cotas de armazenamento do Google Drive e E-mails (Google Workspace), definidas pela Universidade de São Paulo.
Qual a diferença entre o Google Drive e o Google Cloud Storage (GCS)?
O Google Drive vinculado à sua conta de e-mail da USP tem como característica principal a possibilidade de edição colaborativa de documentos, onde diversos “editores” trabalham simultaneamente nos mesmos arquivos por meio de aplicações com suporte à armazenamento em nuvem, como Google Docs e Office 365. Além disso, por padrão no Google Drive todos os arquivos possuem controle de versão (versionamento) e proteção contra remoção acidental de 30 dias (Lixeira).
O Google Cloud Storage é indicado para armazenamento de arquivos como documentos, imagens, vídeos, logs, backups e quaisquer outros tipos que não necessitem de edição colaborativa, mas, que precisam ser arquivados por um tempo razoável.
Qual a capacidade que o usuário tem no Google Cloud Storage (GCS)?
A capacidade solicitada será avalizada pelo dirigente da Unidade e seguirá para análise inicial da Superintendência de Tecnologia da Informação da USP e, se necessário, pelo Gabinete do Reitor da USP.
Quais dados serão migrados para o novo serviço (Google Cloud Storage)?
A migração dos dados não é automática e a STI não efetuará a migração dos dados do usuário. O usuário que necessitar de espaço adicional, além dos definidos na cota, deverá solicitar espaço adicional, o qual após análise, será disponibilizado no Google Cloud Storage.
Como solicitar espaço adicional?
Toda solicitação deverá ser por meio de ofício à STI, com a anuência do Dirigente da Unidade.
Haverá algum custo financeiro para os usuários ou para as Unidades?
Não haverá.
Onde o espaço adicional é concedido?
O espaço adicional autorizado será concedido no Google Cloud Storage.
É possível solicitar espaço adicional para o Google Drive?
Não. Todo espaço adicional será concedido por meio do Google Cloud Storage.
Os dados do Class Room serão migrados para Google Cloud Storage?
Todos os dados de serviços que utilizam o Google Drive para armazenamento, incluindo o Class Room, deverão ser migrados pelo usuário para o espaço adicional no Google Cloud Storage. A STI não efetuará a migração dos dados do usuário.
O que é um Bucket?
Bucket é um repositório, ou contêiner no Google Cloud Storage destinado a armazenar os seus dados. Todo arquivo colocado no Google Cloud Storage estará necessariamente dentro de um
bucket.
Diferentemente de uma pasta, um bucket não pode estar dentro de outro bucket, sendo que cada bucket deve ter como responsável um docente ou funcionário.
Não é possível trabalhar colaborativamente com os buckets, ou seja, os arquivos devem ser baixados (download), editados e colocados (upload) novamente no bucket.
O uso deste repositório é mais apropriado para arquivos que não são acessados frequentemente.
Como faço para criar um bucket?
Os buckets só podem ser criados pela STI, de acordo com a solicitação de espaço autorizada.
Como checar tamanho de armazenamento do bucket?
Este recurso ainda não está disponível no momento. Será disponibilizado o mais breve possível.
Como faço para transferir os arquivos do Google Drive para Google Cloud e vice versa?
A forma mais simples e direta é fazer download do conteúdo do Google Drive para seu sistema de arquivos local (como disco em seu computador) e a seguir fazer o upload para o Google Cloud. No caminho inverso, download de arquivos do Google Cloud para seu sistema de arquivos e a seguir o upload para o Google Drive. Além de arquivos individuais, pastas também transferidas de modo similar.
Eu ainda posso compartilhar arquivos e pastas do Google Drive?
Sim, pode. Cada usuário possui um drive pessoal associado à sua conta. Neste drive, podem ser criados arquivos e pastas que podem ser compartilhados com outras pessoas, permitindo o trabalho colaborativo.
O importante é saber que todos os arquivos e pastas do drive, assim como os e-mails da caixa postal contabilizam na sua quota.
Um arquivo pode desaparecer do Google Drive:
É possível recuperar o arquivo, até 20 dias após a remoção, solicitando para quem o removeu recuperá-lo, ou informando o nome do arquivo para o atendimentosti@usp.br
Todos os arquivos pertencentes a uma conta, mesmo criados em pastas compartilhadas de outras contas, são removidos. Para recuperá-los, é importante localizar o antigo usuário da conta para que seja solicitada a recuperação da conta. O limite para a recuperação da conta é de 20 dias após a remoção e não será possível recuperar nenhum documento após esse período. Professores, orientem os alunos para que transfiram a propriedade dos documentos antes do encerramento do vínculo com a USP. Consulte o roteiro em https://san.sti.usp.br (Como evitar perda de dados)
Exemplo de busca para identificar arquivos e pastas “órfãos”: drive.google.com/drive/search?q=is:unorganized
O Drive Compartilhado institucional pode ser utilizado por diversos usuários através do compartilhamento de pastas. Elaboramos um roteiro para facilitar o entendimento. Consulte o site https://san.sti.usp.br (Compartilhando pastas)
Não é possivel atribuir limites de tamanho (quota) em uma pasta. O uso de pasta compatilhada é somente para controlar acesso aos dados.
Com o objetivo de simplificar a utilização do espaço de armazenamento no Google Cloud Storage, o compartilhamento de acesso de pasta não é possível. O acesso ao recurso de “pastas gerenciáveis” exige um privilégio administrativo que poderia comprometer a segurança dos dados.
Qual a diferença entre “Drive Compartilhado” e “Meu Drive” no Google Drive?
Drive compartilhado | Meu drive | |
Consome minha quota estabelecida | Não | Sim |
Se a conta de e-mail for excluída, o conteúdo é excluído também | Não | Sim |
Posso compartilhar arquivos e pastas | Sim | Sim |
Proprietário do arquivo | USP | usuário |
Como faço para continuar utilizando meu drive compartilhado?
De acordo com a nova política do Google, os drives compartilhados deixam de existir. Cada usuário terá apenas o seu drive pessoal. Essa política poderá ser revista após a etapa de otimização de uso e o domínio USP ficar abaixo da cota estipulada pela Google.
Quando migrar os dados do Drive Compartilhado para Google Cloud Storage (GCS), quem será o responsável?
O responsável pelo espaço utilizado no GCS será o docente ou funcionário que fez a solicitação, via ofício, à STI.
O que acontece se o usuário que criou o drive compartilhado não estiver mais no grupo que acessa o drive compartilhado?
Os demais membros continuam acessando normalmente o drive compartilhado.
Como será realizada a migração de drives compartilhados que possuem o mesmo nome?
A migração é realizada pelo ID do drive compartilhado, não pelo nome.
Qual o prazo para solicitar a recuperação dos dados ou de uma conta que foi removida?
Diante do volume de atendimento, a solicitação de recuperação dos dados ou conta deverá ser realizada em até 15 dias após a remoção. Após este período não será possível recuperar nenhuma informação. Essa é uma característica do Google.
Não consegui salvar meus dados a tempo, como proceder?
Em função do volume de dados, o prazo para realizar o backup poderá ser estendido a pedido do usuário. A solicitação deve ser realizada pelo e-mail atendimentosti@usp.br
Como efetuar o download dos arquivos?
O download dos arquivos que estão no Google Drive e Drive Compartilhado, pode ser realizado por meio da ferramenta Google Takeout, https://takeout.google.com
Como efetuar a migração dos e-mails para outra conta Google?
A migração dos e-mails da conta @usp.br para outra conta do Google, pode ser realizada por meio da ferramenta Google Takeout, disponível em: https://takeout.google.com/transfer
Quais são as cotas estabelecidas para o meu email?
As cotas estabelecidas são de acordo com o seu vínculo com a USP e são contabilizados os e-mails no Gmail, arquivos no Google Drive (incluindo backups de aplicativos de terceiros como WhatsApp) e fotos no Google Photos.
Categoria | Cota | Solicitar espaço adicional? |
Alumni | 20GB | Sim, via docente orientador |
Aluno | 20GB | Sim, via docente orientador |
Pós-doutorando | 20GB | Sim, via docente supervisor |
Funcionários | 20GB | Sim. Armazenado no GCS |
Contas Institucionais | 100GB | Sim. Armazenado no GCS |
Docentes Aposentados | 100GB | Sim. Armazenado no GCS |
Docentes Ativos | (1 TB) 1024GB | Sim. Armazenado no GCS |
Docentes Temporários | 100GB | Sim. Armazenado no GCS |
Docentes Sênior | (1 TB) 1024GB | Sim. Armazenado no GCS |
Sou aluno/alumni, preciso de espaço adicional no GCS para armazenar os dados de pesquisa, como posso solicitar?
O aluno/alumni deverá procurar o docente orientador que fará a solicitação do espaço. Todos os dados armazenados no espaço cedido serão de responsabilidade do docente.
Como é o processo de limpeza de uma conta acima da cota?
Devido às limitações do ambiente de gereciamento Google Workspaces, o processo de limpeza é feito com base na remoção da conta e a criação de uma nova totalmente vazia. Com isso, todos os dados de serviços Google vinculados à conta como Gmail, Google Drive, Google Maps, Vídeos e Canais Youtube, Google Classroom, dentre outros, são removidos totalmente. A reversão do processo pode ser executada até 20 dias desde o dia da remoção da conta antiga. Porém, devido ao volume de atendimento e morosidade do processo de reversão da remoção, é importante que seja solicitado ao atendimentosti@usp.br no máximo em 15 dias, contados desde o dia da remoção da conta.
Para mais informações, consulte o Guia de utilização do serviço de armazenamento